Notícias

Programa Saúde Nota 10

Além da sua infra-estrutura e de sua gestão moderna, visando à qualidade de vida de nossos colaboradores e o alcance de maiores índices de produção, a “Emflora Empreendimentos Florestais LTDA” procura investir no grande patrimônio humano que detém. Para isso faz a implementação de políticas de apoio à segurança, bem como à saúde do trabalhador.

Priorizando a saúde como componente vital à segurança do trabalhador, que deverá operar com presteza e constância as demandas do serviço, sem perder com o labor as condições de exercer o seu papel social, surge em novembro de 2009 esse programa interno denominado “Programa Saúde Nota 10”, promovendo a prevenção de problemas de saúde, numa periodicidade de duas vezes ao ano, chegando a atender de 20 a 40 profissionais em cada intervenção. O programa, que acontece até o momento na Matriz da empresa e na sua filial em Aracruz, já inicia estudos para a sua implantação em todas as unidades até o ano de 2012.

Entre as práticas constantes, como citam as técnicas de enfermagem do trabalho, estão:

• Coleta para o Índice de Massa Corporal – IMC,

• Aferição da Glicemia Capilar;

• Aferição de Pressão Arterial;

• Distribuição de folderes preventivos;

• Orientações sobre qualidade de vida, Alcoolismo, Tabagismo, Hipertensão Arterial, Diabetes, Doença Sexualmente Transmissível (DST), HIV, Dengue.

Como cita a Revista Saúde Pública de São Paulo no que trata “Da medicina do trabalho à saúde do trabalhador”, as empresas devem ter um acompanhamento constante da saúde do trabalhador. Esse é um dos diferenciais da Emflora Empreendimento Florestais que coloca o que há de melhor à disposição daqueles que ingressam na organização.

“Coloque no interior da sua fábrica o seu próprio médico, que servirá de intermediário entre você, os seus trabalhadores e o público. Deixe-o visitar a fábrica, sala por sala, sempre que existam pessoas trabalhando, de maneira que ele possa verificar o efeito do trabalho sobre as pessoas. E se ele verificar que qualquer dos trabalhadores está sofrendo a influência de causas que possam ser prevenidas, a ele competirá fazer tal prevenção. Dessa forma você poderá dizer: meu médico é a minha defesa, pois a ele dei toda a minha autoridade no que diz respeito à proteção da saúde e das condições físicas dos meus operários…” (Dr. Baker 1830).

Para garantir o preparo para o trabalho, a Emflora conta com especialistas treinados no atendimento, como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do trabalho que fazem parte do SESTR, além do suporte de parceiros como psicólogos e nutricionistas, conseguindo fazer, muitas vezes, o diagnóstico, em tempo, de resolver ou prevenir problemas que gerariam o afastamento do funcionário e o comprometimento de sua qualidade de vida na empresa e fora dela.

Preocupados com a saúde mental e física para sustentação do corpo e para o contínuo e motivado exercer das atividades diárias, a Emflora investe no que tem garantido o sucesso de anos de prestação de serviços de qualidade inquestionável.

Com os resultados positivos que alcança, realmente, o programa só poderia se chamar “Saúde Nota 10”, a nota máxima.

Bibliografia:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (ABRASCO). Saúde e trabalho: desafios para uma política. Rio de Janeiro, 1990

COSTA, D.F. et al. Programa de saúde dos trabalhadores; a experiência da Zona Norte: uma tentativa em saúde pública. São Paulo, Oboré, 1989.

Fonte: Assessoria de imprensa. Da medicina do trabalho à saúde do trabalhador – Rev. Saúde Pública vol. 25 nº5 São Paulo Oct. 1991

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Assine nossa newsletter

Seja o primeiro a saber sobre o que acontece no mundo da engenharia florestal.

Siga nas Redes

Onde atuamos

Espírito Santo

São Mateus (Matriz)
Rua João Evangelista Monteiro Lobato, 399, Sernamby

Geral – (027) 3313-9000
Compras – (027) 3313-9010
Comercial – (027) 3313-9040
DP/RH – (027) 3313-9008
ver no mapa

Aracruz
Rua Carajás, 10, Bela Vista
ver no mapa

São Paulo

Pirajuí
Rua Bruno Botacini, 165
Bairro Distrito Industrial
ver no mapa

Taubaté Av José Bonifácio Moreira, 1623, Jardim Paulista ver no mapa

Mato Grosso do Sul

Água Clara
Av João Garcia de Souza, 6
Jardim Nova Água Clara
ver no mapa

Santa Rita do Pardo
Av Deputado Julio Cesar Paulino Maia, 1585, Centro
ver no mapa

Três Lagoas
Rua Alfredo Castilho, 2260
Nossa Senhora das Graças
ver no mapa

Bahia

Nova Viçosa
Av João Durval Carneiro, 198
Centro, Distrito de Posto da Mata
ver no mapa

Minas Gerais

Bocaiúva
Av. Empresarial Pres. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 400, Maria Rosa

Lavras
Rua Carmem de Pádua Martins, 28, Santa Cruz
ver no mapa

Várzea da Palma Av. Adelino Aguiar, 400, Várzea da Palma ver no mapa

Maranhão

Vila Nova dos Martírios
Av Airton Sena, s/n, Centro
ver no mapa