EMFLORA - EMPREENDIMENTOS FLORESTAIS

Notícias

Programa Saúde Nota 10


Por Bruno Resende Ramos

Além da sua infra-estrutura e de sua gestão moderna, visando à qualidade de vida de nossos colaboradores e o alcance de maiores índices de produção, a “Emflora Empreendimentos Florestais LTDA” procura investir no grande patrimônio humano que detém. Para isso faz a implementação de políticas de apoio à segurança, bem como à saúde do trabalhador. 

Priorizando a saúde como componente vital à segurança do trabalhador, que deverá operar com presteza e constância as demandas do serviço, sem perder com o labor as condições de exercer o seu papel social, surge em novembro de 2009 esse programa interno denominado “Programa Saúde Nota 10”, promovendo a prevenção de problemas de saúde, numa periodicidade de duas vezes ao ano, chegando a atender de 20 a 40 profissionais em cada intervenção. O programa, que acontece até o momento na Matriz da empresa e na sua filial em Aracruz, já inicia estudos para a sua implantação em todas as unidades até o ano de 2012. 

Entre as práticas constantes, como citam as técnicas de enfermagem do trabalho, estão:

Coleta para o Índice de Massa Corporal – IMC,

Aferição da Glicemia Capilar;

Aferição de Pressão Arterial;

Distribuição de folderes preventivos;

Orientações sobre qualidade de vida, Alcoolismo, Tabagismo, Hipertensão Arterial, Diabetes, Doença Sexualmente Transmissível (DST), HIV, Dengue.

 

 

Como cita a Revista Saúde Pública de São Paulo no que trata “Da medicina do trabalho à saúde do trabalhador”, as empresas devem ter um acompanhamento constante da saúde do trabalhador. Esse é um dos diferenciais da Emflora Empreendimento Florestais que coloca o que há de melhor à disposição daqueles que ingressam na organização.

“Coloque no interior da sua fábrica o seu próprio médico, que servirá de intermediário entre você, os seus trabalhadores e o público. Deixe-o visitar a fábrica, sala por sala, sempre que existam pessoas trabalhando, de maneira que ele possa verificar o efeito do trabalho sobre as pessoas. E se ele verificar que qualquer dos trabalhadores está sofrendo a influência de causas que possam ser prevenidas, a ele competirá fazer tal prevenção. Dessa forma você poderá dizer: meu médico é a minha defesa, pois a ele dei toda a minha autoridade no que diz respeito à proteção da saúde e das condições físicas dos meus operários...” (Dr. Baker 1830).

 


Para garantir o preparo para o trabalho, a Emflora conta com especialistas treinados no atendimento, como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do trabalho que fazem parte do SESTR, além do suporte de parceiros como psicólogos e nutricionistas, conseguindo fazer, muitas vezes, o diagnóstico, em tempo, de resolver ou prevenir problemas que gerariam o afastamento do funcionário e o comprometimento de sua qualidade de vida na empresa e fora dela.


Preocupados com a saúde mental e física para sustentação do corpo e para o contínuo e motivado exercer das atividades diárias, a Emflora investe no que tem garantido o sucesso de anos de prestação de serviços de qualidade inquestionável.

Com os resultados positivos que alcança, realmente, o programa só poderia se chamar “Saúde Nota 10”, a nota máxima.

 

 

Bibliografia:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (ABRASCO). Saúde e trabalho: desafios para uma política. Rio de Janeiro, 1990

 

COSTA, D.F. et al. Programa de saúde dos trabalhadores; a experiência da Zona Norte: uma tentativa em saúde pública. São Paulo, Oboré, 1989.

 

 

 

 


 

 

 

 

Fonte: Assessoria de imprensa. Da medicina do trabalho à saúde do trabalhador - Rev. Saúde Pública vol. 25 nº5 São Paulo Oct. 1991

Topo Voltar

Buscar notícias

EMFLORA EMPREENDIMENTOS FLORESTAIS - Todos os diretos reservados

Desenvolvido por Balaio Design